'O Futuro dos Direitos Autorais

- Atire a primeira pedra, quem nunca baixou uma música na internet,fez um trabalho de escola sem colocar o site de onde você retirou o material, ou então leu um livro completo pela internet.
Pois é,muitos de nós as vezes, desvalorizamos o trabalho de um profissional que valorizamos tanto,porque simplesmente gostamos do trabalho do mesmo, fato que chega a ser contraditório.
Na quarta feira (06/05) saí em uma entrevista ao Jornal do Commércio de Pernambuco (créditos para o repórter Pedro Diniz e para a fotógrafa Isabella), falando justamente sobre esse tema.Na verdade, pudemos notar como burlamos facilmente os direitos autorais na internet, e como isso só tende a aumentar, com a facilidade crescente de qualquer internauta colocar um material na rede.Sites como por exemplo o Wikipédia, ou até mesmo o Domínio Público do MEC, são liberados para a inclusão de materiais, por qualquer usuário que ache conveniente fazê-lo.

- Ao mesmo tempo que, esse fato poderia ajudar várias pessoas, e aproximar internautas ativos do público mais distante, isso pode se tornar um perigo, pois o conteúdo colocado pode estar incorreto, ou desreipeitando os direitos do autor.Assim como, por exemplo, quando baixamos uma música na internet, deixamos de pagar uma série de impostos, tanto ao artista quanto a gravadora do CD.

- Portanto a gente deve ter a consiência, mais uma vez,de como utilizamos essa ferramente tão excepcional que é a internet, mas que ao mesmo tempo é tão perigosa.

Música do Dia: Radiohead - Paranoid Android

4 comentários:

Débora Andrade 5 de junho de 2009 às 17:42  

É verdade Guilherme, eu mesma já acrescentei informações sobre um determinado tema na Wikipédia, mas as informações estavam corretas, não se preocupe.
Muito legal o teu blog, e os assuntos que você aborda, tudo bem variado e "bem cotidiano".

Beijo.

Anônimo 27 de junho de 2009 às 07:32  

quem mais faz sou eu, mas a verdade é que cada vez fica mais dificil, quase impossivel controlar os downloads. Preciso dizer que ta ótimo o que você escreve? beijos.

Fabiana 28 de junho de 2009 às 11:49  

Realmente!
Essa nave globalizada tende a rebaixar cada vez mais a importância de autores belíssimos. E não só eles, como também nossa própria História, muitas vezes distorcida por sites nada confiáveis.

Esse post propõe magníficas discussões.Parabéns!

Se aparecer um tempo em sua agenda visite: www.colordocevida.blogspot.com

Até. :)

Dias 28 de junho de 2009 às 15:47  

Direitos autorais... Será que eles são realmente importantes. Uma vez eu vi a Rita Lee falar que prefere que baixem a música dela e ouçam a não baixarem a não ouvirem. O artista quer ter seu trabalho apreciado.

Agora, alguém precisa pagar as contas dele. E isso são outros quinhentos...

Músicas do dia